Ter um hamster como pet é maravilhoso, mas muitos tutores cometem erros comuns ao cuidar desses pequenos roedores, o que pode afetar a saúde e o bem-estar deles. Se você tem um hamster, é importante evitar essas falhas para garantir que seu pet tenha uma vida longa e saudável. Neste post, vamos mostrar 5 erros comuns ao cuidar de hamsters e oferecer dicas práticas para corrigir cada um deles.
1. Deixar o hamster na gaiola
Muitos donos de hamster cometem o erro de deixar seus roedores em gaiolas pequenas, o que pode resultar em estresse e problemas de saúde. Gaiolas limitam o espaço que o bichinho tem para se locomover e não têm altura de bandeja suficiente para cavarem a forração. Para evitar isso, a melhor opção é investir em um terrário de pelo menos 100cm x 50cm x 50cm. Com ele, seu hamster terá liberdade para se movimentar, explorar e cavar.
2. Limpar o alojamento toda semana
Limpar a gaiola de um hamster com muita frequência é um erro comum que pode afetar o bem-estar dele. Quando a gaiola é pequena, urina e fezes se acumulam rapidamente, criando um ambiente insalubre e forçando o tutor a limpar o ambiente toda semana. Esse processo é estressante para o hamster. Com um terrário maior, a limpeza geral pode ser feita uma vez por mês, e você só precisa fazer pequenas manutenções semanais, retirando sujeiras visíveis.
3. Usar serragem ao invés de aspen
A serragem libera fenois e outras substâncias tóxicas que causam problemas respiratórios e até alergias de pele no hamster. Para garantir a segurança do seu pet, substitua a serragem por aspen. A aspen é uma forração segura, sem substâncias tóxicas, que mantém o ambiente seco e confortável para o hamster, além de permitir que ele escave túneis subterrâneos.
4. Comprar rodinha pequena
Muitos donos de hamster compram rodas pequenas ou usam aquelas que já vem com as gaiolas, acreditando que são adequadas e suficientes para os roedores. Mas uma rodinha pequena causa problemas de postura e até lesões na coluna do seu hamster. Para garantir que ele use a rodinha com conforto, escolha uma de 25 a 30 cm de diâmetro. Isso permite que o hamster corra com naturalidade e sem esforço. Clique aqui e veja alguns modelos adequados!
5. Oferecer mix de sementes industrializado
Os mixes de sementes industrializados muitas vezes contêm corantes, conservantes artificiais e sementes transgênicas, que podem prejudicar a saúde do hamster. Esses ingredientes afetam o sistema digestivo e causam problemas a longo prazo. O ideal é oferecer um mix de sementes natural, sem aditivos artificiais, para garantir uma alimentação mais balanceada e nutritiva ao seu hamster, prevenindo doenças e promovendo uma vida saudável.
Visite nossa loja online para encontrar o melhor para o seu hamster, desde terrários até mix de sementes naturais e outros acessórios essenciais para a saúde do seu pet!